O ambiente de trabalho é um espaço que pode nos proporcionar várias oportunidades de crescimento profissional. Podemos ampliar nosso networking, melhorar nossas habilidades interpessoais, aprimorar nossos conhecimentos e muito mais. Contudo, muitas vezes esse mesmo ambiente pode ser desafiador, pois nem sempre o cotidiano de uma empresa será acolhedor e tranquilo.
Os benefícios de um ambiente profissional saudável são inúmeros e impactam diretamente na produtividade de cada colaborador. Por outro lado, quando não nos sentimos completos e realizados no trabalho é sinal de que algo não vai bem. Entretanto, muitos profissionais não conseguem identificar se a insatisfação é consequência de um relacionamento abusivo. Portanto, é extremamente importante ter atenção aos sinais.
Pensando nisso, elaborei alguns insights para ajudar você a identificar os sinais desse tipo de relação profissional. Quer saber mais? Continue lendo que eu te explico!
Há quem pense que os relacionamentos abusivos só acontecem nas relações pessoais. Porém, esse tipo de relacionamento pode acontecer em qualquer espaço onde acontecem relações humanas. Logo, o ambiente de trabalho é um lugar onde convivemos com diferentes tipos de pessoas e a diversidade de opiniões, temperamentos e valores podem gerar conflitos de diversos níveis.
No caso do relacionamento abusivo no trabalho, o que o caracteriza são, justamente, os abusos advindos de uma relação que, geralmente, é baseada na violência psicológica. Dessa forma, controle, manipulação, privações, críticas constantes e sem fundamento e até xingamentos e humilhações são alguns dos sinais. Na maior parte das vezes, acontece entre pessoas que ocupam diferentes níveis hierárquicos dentro da empresa.
Além do que já mencionei nos parágrafos anteriores, é importante que você tenha atenção ao seguinte: um relacionamento profissional abusivo é marcado por intimidação, abuso de poder, violência verbal e psicológica. E por mais estranho que pareça, muitas pessoas vivem esse tipo de relacionamento e não entendem ou não percebem que são vítimas dele.
Por isso, fiz uma lista de alguns comportamentos que podem indicar que uma pessoa está sendo vítima de abuso no ambiente de trabalho. Confira:
Não é simples identificar os padrões de um relacionamento abusivo, mas é possível, a partir de alguns comportamentos e sentimentos, perceber se o que se sente deve-se à forma abusiva pela qual o profissional é tratado. Veja:
Listei aqui apenas alguns indícios de um relacionamento abusivo no trabalho e o efeito que ele pode provocar. Entretanto, é importante buscar conhecimento e procurar ajuda quando algo nos incomoda, como a orientação de carreira, por exemplo. Pode ser um amigo de confiança ou até ajuda profissional. O mais importante é não permitir que pessoas minem o seu equilíbrio e a sua autoestima.
Além disso, é imprescindível estar sempre atento e não se deixar enganar. Qualquer pessoa pode ser abusiva. Por essa razão, se preserve e se respeite. Desenvolva seu autoconhecimento, assim você terá consciência da sua capacidade como profissional e do seu valor como pessoa e não permitirá que ninguém abale a sua autoconfiança.
Agora que você já sabe mais sobre o assunto, que tal conhecer mais dicas que vão te ajudar na vida pessoal e profissional?