A juventude diante do novo cenário econômico e social, estão inseguras com o futuro do trabalho, gerando com isso muita ansiedade e angústia. Principalmente nesta fase da escolha do curso de graduação, isso fica ainda mais acentuado e os jovens irão precisar de muito apoio e orientação principalmente dos pais, mães e familiares.
Eles precisam fazer o que gostam para conseguirem alcançar os resultados que desejam e não só fazer o curso por status ou para agradar a outros.
A participação dos pais neste processo é muito importante principalmente pela forte influência direta e indireta e por serem figuras de grande representação na vida dos filhos.
Diante deste cenário, deixamos aqui algumas dicas que podem apoiar vocês a apoiar seus filhos(as):
1) Escuta inteligente – estar atento 100% nos momentos de diálogo com seu filho(a), prestar muita atenção ao que ele(a) diz, ao que seu corpo diz, aos sentimentos expressados, sem julgamento.
Acolher a ansiedade, as preocupações e os medos deles(as).
2) Expectativas e valores
Se observem e pensem, você esta projetando seus sonhos nos seus filhos?
Apoie, faça o que for possível, mas sem expectativas, porque gera muita ansiedade e você não conseguirá ver a realidade do que precisa ser feito.
Avalie primeiro seus valores e como você os tem vivido. Apoie o(a) seu(sua) filho(a) a identificar quais são os valores deles. Conversem sobre este assunto. Nossa vida e nossos sonhos estão baseados nos nossos valores.
3) Desejos pais x desejo filhos
O que te faz feliz não necessariamente vai fazer o teu filho feliz.
Não projete no seu filho, o teu sonho!
Apoie e entenda o desejo dele mesmo que seja diferente do seu, com orientação, acolhimento e mostrando sempre a realidade do mundo do trabalho. Importante desconstruir o pensamento mágico quando você perceber que está muito intenso.
4) Informação e Orientação
Levar seu(a) filho(a) para conhecer e entrevistar profissionais da área de interesse deles. Muitas vezes na própria família tem alguém ou amigos e conhecidos. Levá-los as faculdades e universidades, apoiar em pesquisas sobre os conteúdos dos cursos.
O jovem nesta fase ainda não tem uma visão clara da realidade é preciso conhecer de perto.
5) Escolha consciente – Os jovens estão despreparados para a vida prática. Eles não conhecem as exigências do mercado de trabalho. Importante apoia-los a ter mais consciência do que gostam e a identificar suas habilidades e competências. Buscar entender o “PARA QUE?” de escolher determinada profissão (carreira).
E que na hora de escolher é importante escutar também o coração.
Toda decisão é igual a escolha + renúncia. Exige coragem e força para desapegar do que vai ficar para trás e seguir o caminho desejado no momento.
“Optar por um curso é mais que escolher uma carreira: é esboçar um projeto de vida.”Silvio Bock
1 Comments
Nessa jornada, ninguem melhor que a familia para ajudar! Voce conhece bem seu filho e sabe de fatos do seu desenvolvimento que ele sequer se lembra. E o momento de valorizar as caracteristicas positivas que lhe fogem a percepcao e ser realista quanto as dificuldades. E importante ressaltar que esse trabalho nao aponta um curso especifico, mas apresenta possibilidades relacionadas as afinidades do adolescente. A orientacao vocacional tambem proporciona uma tomada de consciencia da propria personalidade.