Trabalhar num local com muitas demandas, muitas cobranças, metas ousadas e ainda um gestor que não tem muito tempo para estar com você e te dar um feedback, pode te gerar um grande sofrimento. Porque desperta, muitas vezes, um sentimento de desamparo. Eu imagino como você se sente! Mas saiba que você pode fazer escolhas.
Alguns profissionais sentem mais necessidade de trabalhar junto, ter orientações claras e direcionamento. Principalmente quando são mais detalhistas, analíticos e planejadores.
Alguns líderes ainda não estão preparados para uma comunicação mais assertiva, orientações claras e feedbacks, isso pode acontecer.
Mas, você pode se preparar e conseguir fazer diferença no seu local de trabalho, usando melhor sua comunicação, sendo mais independente para fazer suas tarefas e sua rotina, concorda? Você não tem culpa de nada, mas tem responsabilidades e pode escolher agir e ser diferente.
E para isso, você deve ampliar seu autoconhecimento, identificar seus pontos fortes, trabalhar sua inteligência emocional e usá-lo para fazer seu trabalho com mais autonomia, sem esperar tanto reconhecimento e aceitação.
Às vezes, falta confiança, autoestima e amor próprio para você realmente chegar onde deseja. Mas, saiba que tem muita gente assim por aí. Agora, você pode traçar um projeto pessoal de desenvolvimento humano e aumentar bastante a sua confiança para agir com mais autonomia.
Como diz Fernando Pessoa, “Navegar é preciso, viver não é preciso”, não temos certeza de nada nessa vida, e a melhor forma de viver é construir a cada dia o melhor para nós e depois para os outros que estão ao nosso redor.