Muitas pessoas confundem empreendedor e empresário achando que eles são sinônimos, mas não são, existem diferenças. Cada um tem papéis que exigem competências diferentes. Ou seja, nem todo empreendedor é empresário, assim como nem todo empresário é um empreendedor. A confusão ocorre porque muitos desconhecem as características de um empreendedor e as de um empresário.
Ser empreendedor significa ser um realizador, produzir novas ideias, através da criatividade e imaginação.
Empreender é usar o tempo e suas melhores competências técnicas e comportamentais (soft skills) com autonomia para criar valor, assumindo riscos e aceitando desafios.
Ser Empresário é aquela pessoa que exerce profissionalmente uma atividade econômica com a finalidade de gerar bens e serviços e que tem por finalidade o lucro.
Empresariar é tornar algo rentável ou digno de um negócio lucrativo. Ex. Silvio Santos.
Visão empresarial representa um estado futuro para negócios, onde quer chegar, o que deseja alcançar, direcionar os negócios para seus sonhos e ambições.
Ser uma base para a criação de metas e objetivos.
Empreendedorismo é uma das opções da sua carreira. As diferenças entre empreender e empresariar Segundo o Sebrae empreendedor e empresário podem atrapalhar um negócio.
Um empreendedor pode ter dificuldades na gestão do dia-a-dia. E o empresário pode enfrentar problemas para inovar. O ideal é ser um empreendedor – empresário ou vice-versa.
E sem medo de ser feliz e realizado(a), se você tem um negócio “sinta-se como um(a) empresário(a)”, fale disso com amor, coragem e firmeza.
O importante é fluir e realizar os sonhos fazendo diferença pelo mundo, entregando o que você acredita com paixão.
O segredo do sucesso é estar aberto(a) para se desenvolver quando necessário, buscando o autoconhecimento em primeiro lugar.
Agir com constância, um dia de cada vez, mantendo o seu ritmo e não desistir jamais. Conte o que achou desse artigo? Qual será seu próximo passo para desenvolver na sua carreira?