O momento da escolha profissional é algo extremamente importante na vida de qualquer pessoa. Muitos jovens se sentem perdidos diante de uma imensa variedade de cursos e profissões. É nessa hora que o medo e a insegurança podem tomar conta e surgem perguntas do tipo: E se essa for a escolha errada? Será que vou dar certo na vida?
Tenha atenção ao seguinte. É super normal sentir insegurança e medo de tomar uma decisão da qual você possa se arrepender. A boa notícia é que existem recursos e estratégias que podem ajudar nesse processo. Com as ferramentas certas você terá muito mais chances de tomar a decisão certa.
Neste artigo vou apresentar os aspectos mais relevantes para apoiar você no momento da escolha acadêmica. Vamos lá?
Conhecer a si mesmo é saber quem realmente é você. Por mais simples que a definição de autoconhecimento possa parecer, na prática, não é bem assim. Responda com sinceridade. Se alguém perguntasse quais são seus sonhos, seus interesses, suas preferências pessoais e profissionais, você conseguiria responder rapidamente e com segurança?
Nem sempre temos todas as respostas para perguntas que, a princípio, aparentam ser fáceis. Ao ampliar o nosso autoconhecimento, conseguimos conhecer melhor nossas forças e nossas fraquezas e, consequentemente, aplicar esse entendimento para direcionar a primeira ou uma nova escolha profissional.
A escolha da profissão envolve decisões complexas que atingem diretamente os nossos projetos e as nossas emoções. Logo, nada mais natural que sentir medo de tomar uma decisão errada. Por isso, contar com o apoio de um profissional para guiar você nessa jornada pode ser uma ótima alternativa.
A orientação profissional é um processo que propõe ajudar as pessoas a escolherem as suas profissões. Melhor dizendo, ajuda as pessoas a fazerem as suas melhores escolhas no processo de desenvolvimento de suas carreiras. Assim sendo, esta é uma ótima opção para levar você a conhecer melhor as suas potencialidades, as suas aptidões e também o mundo de trabalho.
Entender a realidade profissional dos campos que chamam mais a sua atenção pode ser um divisor de águas. O mais importante é dar um passo a mais e não buscar apenas informações superficiais. Uma boa dica é pesquisar depoimentos de profissionais que falam sobre suas próprias experiências na carreira.
Assim, você pode coletar informações relevantes para a tomada de decisão. Algo do tipo: como é o mercado de trabalho atual, qual o cenário em um futuro próximo, quais desafios a profissão pode apresentar, entre outras. Quanto mais informações você tiver sobre a realidade de uma profissão, mais próximo você estará de uma escolha consciente e madura.
Portanto, podemos concluir que os aspectos apresentados neste artigo são profundamente válidos no momento da escolha profissional. Afinal, essa decisão é um passo muito importante em nossa vida. Seguindo as estratégias certas, o processo da primeira escolha acadêmica ou de transição de carreira é muito mais tranquilo e seguro.
Agora que você terminou a leitura, que tal dar o próximo passo para se informar mais? No meu perfil do Instagram, você encontra muito mais dicas sobre orientação profissional e de carreira.