Já parou para pensar em como as mudanças em nosso cotidiano têm acontecido com uma velocidade espantosa? A vida está altamente dinâmica — e no mundo do trabalho não é diferente. Sobre a decisão de mudar de trabalho ou carreira, podemos perceber que, ao longo da vida, muitos profissionais buscam fazer essa transição.
Você tem a sensação de estar sobrevivendo ao trabalho porque já não tem mais aquele brilho nos olhos? No domingo à noite, bate aquela tristeza só de pensar que vai começar tudo de novo? Mudar de trabalho pode ser desafiador. Entretanto, já é uma tendência, como mostra a pesquisa do LinkedIn de 2019. E para que essa mudança seja positiva, o desenvolvimento de algumas habilidades é fundamental.
Quer conhecer as habilidades comportamentais que um profissional pode desenvolver para conseguir os melhores espaços nas empresas? Então, você precisa continuar essa leitura!
O pontapé inicial é fazer uma reflexão sobre o que você poderia mudar em seu comportamento que traria mais satisfação e reconhecimento no trabalho. Alguns profissionais investem nos estudos, se destacam na faculdade e buscam atualização na área. Entretanto, sentem que todo esse investimento parece não ser suficiente para que conquistem as melhores colocações.
Pense comigo. Por que esses profissionais não são percebidos pelos coordenadores, gerentes e diretores? Acontece que o mundo corporativo não valoriza apenas as habilidades técnicas, chamadas de hard skills, mas também as habilidades comportamentais, as soft skills, competências subjetivas relacionadas à personalidade e à emoção.
As soft skills são as habilidades sociais que dizem respeito ao nosso comportamento e às nossas experiências pessoais e profissionais. Em linhas gerais, podem ser identificadas por meio de aspectos próprios da nossa personalidade. Elas estão relacionadas à maneira como nos comunicamos, nos expressamos e colaboramos um com o outro.
O conhecimento técnico é imprescindível para uma experiência profissional de sucesso. Contudo, as habilidades interpessoais, como, a empatia, a comunicação, a organização e a flexibilidade são capacidades subjetivas que atuam no campo comportamental e social do ser humano e não dependem de diplomas ou certificados.
Vale lembrar que todo profissional precisa ter tanto as hard skills quanto as soft skills bem consolidadas e em constante aprimoramento. Para desenvolver as soft skills, é importante saber dar e receber feedback, trabalhar o autoconhecimento e a autoanálise, desenvolver a comunicação e atuar na resolução de problemas.
Uma boa dica para se desenvolver são os cursos de desenvolvimento pessoal. Contudo, a autorreflexão constante e o desejo de aprender vão ajudar você a aprimorar constantemente suas habilidades comportamentais. Veja a seguir algumas soft skills que considero relevantes:
Por fim, podemos perceber que, para alcançar a realização no trabalho e o sucesso profissional, precisamos estar em constante evolução. As habilidades técnicas são importantes e unidas às habilidades comportamentais tornam os espaços corporativos mais saudáveis e as relações mais agradáveis. Logo, a decisão de mudar de trabalho, ou não, pode ser tomada com mais confiança.
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