Você sabe qual a diferença entre Trabalhabilidade e Empregabilidade?
A trabalhabilidade é um conceito para descrever uma nova condição do trabalhador diante do mercado de trabalho, na qual cabe a cada indivíduo assumir a responsabilidade de gerenciar o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional e a atualizar de forma constante sua forma de lidar com o outro, de desenvolver seus trabalhos e de criar novas oportunidades no mercado de trabalho. A trabalhabilidade independe do fato de haver emprego ou não: somos capazes de criar, de nos motivar, de inventar trabalho onde não existe emprego. (1)
Trabalhabilidade se faz de dentro para fora: através da transformação interna é possível enxergar o mundo com outros olhos, descobrir novas alternativas, ampliar horizontes, influenciar e modificar o ambiente ao nosso redor. (2)
E a empregabilidade? A origem deste termo pode ser encontrada na teoria do capital humano, que atribui, à educação, o papel econôico de potencializar às oportunidades de inserçãodos indivíduos na vida produtiva. A empregabilidade tem sido referência nas atuais políticas educacionais e de formação profissional e tema de grandes debates, sobretudo, quando centra, nos indivíduos, a responsabilidade de sua integração no mercado de direitos sociais, ou quando não considera a educação como prática democrática de preparação para o trabalho, difusora de cultura geral e de valores ético-políticos de emancipação social. (3)
Em resumo, pode-se perceber que os dois conceitos são muito parecidos e que tratam de uma nova realidade que estamos enfrentando; não existe mais emprego e sim trabalho. É preciso mudar de atitude e parar de pensar em encontrar um emprego estável para a vida toda e desenvolver estratégias para se inserir neste mercado tão competitivo.
Lembre-se: Nem sempre fazemos o que gostamos, busque o seu TALENTO. “O segredo da vida não é fazer só o que se gosta, mas sim gostar do que se faz encontrando um sentido e entregar o seu melhor.
Segue abaixo algumas dicas para sobreviver a um mercado de trabalho competitivo:
Notas: